Periodo: 1º Semestre (2009.1)
Nota: 8,6
Segue Programa da Disciplina
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS – IHAC
Docente: Luiz Alberto Luz de Almeida
Ementa: Estudo panorâmico das sociedades contemporâneas, na sua diversidade, globalidade e sustentabilidade, identificando suas origens históricas e estruturas simbólicas, contemplando interpretações dos diferentes saberes. Estudo do modo como se estruturam e desenvolvem tais unidades sociais em seus vínculos com o Estado, a cultura e os indivíduos, com destaque para as formas de organização do trabalho. Estudo dos processos psíquicos e psicossociais que estruturam e organizam a singularidade de cada sujeito, compreendendo como tais processos afetam sua construção de significados, sua relação com os outros e sua ação sobre o mundo.
OBJETIVO: Problematizar a noção de contemporaneidade, por um viés interdisciplinar, a partir de temas selecionados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Contemporaneidade
1.1. Experiência: condições naturais, culturais e históricas
2. Interdisciplinaridade
2.1. Como ela se estabelece em cada um dos campos cognitivos?
2.2. Dimensões sincrônicas e diacrônicas da interdisciplinaridade (estática e dinâmica)
3. Temas:
3.1. Corpo, comportamento, expressão;
3.2. Subjetividade, identidade, diversidade;
3.3. Poder, direitos, cidadania;
3.4. Ciência, inovação tecnológica e mercados;
3.5. Comunicação, redes, globalização.
METODOLOGIA:
As aulas serão expositivas e dialogadas, permitindo a assimilação hierarquizada dos conteúdos, do particular para o geral e do concreto para o abstrato. Para tanto, as aulas serão dinamizadas com de técnicas variadas, tais como: mesas redondas com grupos de alunos, leitura de textos e análise de recorte de jornais, apresentação de partes de filmes, documentários, músicas, estruturação de glossário de termos, painel duplo, duplas rotativas, G.V.G.O., entre outras, a critério do professor.
Alguns dos encontros serão destinados a rotatividade dos próprios docentes do IHAC entre as turmas, para a apresentação de seminários (momentos de concentração) sobre cada um dos temas a serem desenvolvidos ao longo do curso.
Toda a estrutura metodológica deve contemplar as 27 capacidades e habilidades necessárias para a formação do Bacharel em Interdisciplinaridade, agrupadas e sintetizadas em três direções complementares, sendo a primeira: pensar, identificar, planejar e resolver problemas, investigar e se exprimir. A segunda: autonomia e capacidade de trabalhar em grupo. E finalmente, a terceira: capacidade de atuação e situações novas e em contextos diversos.
Link para o arquivo original.
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário