Informações:
Disciplina: Contemporaneidade
Resumo do Texto: Inovação tecnológica na indústria Brasileira: Um exercício no uso de indicadores de inovação e algumas propostas para seu aperfeiçoamento.
De: Eduardo Baumgratz Viotti.
Salvador 01 de Maio de 2009
A produtividade média dos trabalhadores brasileiros vem após a década de 70 sofrendo um processo de estagnação. A perda da competitividade com os Estados Unidos e países emergentes, como a Coréia e Taiwan, esses países tinham médias de produtividades menores, e hoje em dia já apresentam números melhores que os do Brasil. Já nas duas décadas anteriores, a média brasileira de produtividade cresceu sistematicamente chegando a ter ate 35% da produtividade Americana, já em 2002 a media era de 24% regredindo assim a números similares a aqueles do inicio dos anos 60.
A maior dificuldade dos estudiosos Brasileiros é identificar as principais razões pela qual esse processo de perda de produtividade vem ocorrendo; um dos fatos levantados foi a necessidade de um sistema eficaz de indicadores de ciência, tecnologia e Inovação (C, T & I), pois se desconfia que a qualidade e intensidade do processo de inovação tecnológica, que ocorre nas empresas brasileiras desempenham um papel central para explicar essas perdas.
A PINTEC(Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica) do IBGE, mostra números alarmantes se comparados os números das inovações desenvolvidas pelas industrias brasileiras em comparação com países Europeus onde pesquisa similar foi aplicada. parte da explicações pela baixa taxa de inovação das Industria é explicada pela dimensão de seus esforços, onde apenas 0,7% do faturamentos é aplicada em pesquisa e desenvolvimento interno, já em países europeus esse percentual pode chegar a 3 ou 4 vezes esse valor.
A análise dos indicadores nos leva a hipótese de que a intensidade e qualidade sobre o processo de Inovação é limitado, e que tal limitação é certamente um dos fatores responsáveis pelo baixo dinamismo do crescimento da produtividade do trabalho, que ocorreu no Brasil nas ultimas décadas.
Link para o arquivo original.
Nota:8,0 (nota do Professor)
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário